O que é Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional é uma ciência a qual uma das ações mais importantes, tem como objetivo a prevenção de diversos riscos a saúde e bem estar do trabalhador, pois ela visa antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os processos produtivos utilizados que colocam em risco a saúde e integridade do colaborador em seu ambiente de trabalho.

E para que isso aconteça, o papel do higienista ocupacional é muito importante. Os higienistas ocupacionais estão empenhados em proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores nas indústrias e qualquer outro ambiente ocupacional. Esses profissionais mantêm os trabalhadores e até mesmo as comunidades que vivem nas redondezas mais saudáveis e seguros. É função dos higienistas também garantir o cumprimento das leis e regulamentos no ambiente de trabalho.

Quais são os agentes de risco para a empresa?

Uma questão essencial na hora de pensar a saúde dos trabalhadores, é perceber os riscos aos quais eles estão expostos no local de trabalho. Para que isso ocorra de forma eficiente, existem classificações que definem quais os tipos de risco possíveis de serem encontrados no ambiente laboral. A seguir listamos os principais deles. Confira!

  • Risco Físico: Exposição a ruídos, vibrações, pressões excessivas, temperaturas altas ou baixas, radiações ou umidade;
  • Risco Químico: Exposição por gases, vapores, fumos, névoas, neblinas e demais substâncias puras ou compostas que podem entrar em contato com o organismo por diversas vias (cutânea, respiratória etc.);
  • Risco Biológico: Muito presente em ambientes de trabalho da área da saúde, os riscos biológicos consistem em bactérias, fungos, parasitas, vírus e protozoários que podem entrar em contato com o trabalhador, infectando-o.

Quais os fundamentos da Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional ou do trabalho como também é conhecida, visa a prevenção de riscos e doenças ocupacionais. Para que este trabalho seja realizado de forma eficaz e assertiva, ele é dividido em algumas etapas. Veja abaixo quais são elas:

Antecipação de riscos

A primeira etapa é focada em analisar e avaliar os prováveis riscos. Feito isso, é possível tomar medidas de prevenção antes que algum procedimento industrial seja colocado em prática ou alterado.

Reconhecimento de riscos

Já nessa fase começa a avaliação qualitativa. Esta é focada na identificação dos agentes que estejam no ambiente de trabalho e que venham a prejudicar a saúde e integridade dos profissionais que ali atuam.

Um dos pontos importantes dessa fase é a realização de um estudo sobre as matérias primas, produtos, processos habituais, locais de trabalhos e equipamentos, a fim de conseguir uma avaliação mais fundamentada na realidade da empresa.

Avaliação de riscos

Na avaliação quantitativa dos riscos, o objetivo é considerar os limites de tolerância, estabelecidos pela legislação brasileira ou internacional. Nesse caso o limite de tolerância está relacionado aos níveis de concentração ou intensidade, de acordo com a natureza e o tempo que o trabalhador está exposto ao agente, que não cause dano à sua saúde durante seu trabalho.

Controle de riscos

A quarta e última fase está vinculada à eliminação ou diminuição dos riscos ocupacionais no ambiente que foram reconhecidos e avaliados nas fases anteriores.

Soluções em Higiene Ocupacional

O local de trabalho pode ser fonte de risco através de agentes ambientais. Por isso, com base nos resultados dos testes, fornecemos um plano sustentável para solucionar os problemas que encontramos em seu ambiente de trabalho.

  • Assessoria Completa em Higiene Ocupacional;
  • Levantamentos dos Riscos Ocupacionais;
  • Estratégia e plano de Amostragem;
  • Caracterização básica;
  • Relatorios Técnicos dos Riscos Ocupacionais Fisicos e Quimicos;
  • LTCAT : Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho;
  • LI: Laudo de Insalubridade;
  • LP: Laudo de Periculosidade;
  • APRHO Avaliação Preliminar de Riscos para Higiene Ocupacional;
  • Entre outros.

CONVERSE COM A NOSSA EQUIPE

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar na prevenção de riscos a vida e a saúde dos trabalhadores da sua empresa.