O que é Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional √© uma ci√™ncia a qual uma das a√ß√Ķes mais importantes, tem como objetivo a preven√ß√£o de diversos riscos a sa√ļde e bem estar do trabalhador, pois ela visa antecipar,¬†reconhecer, avaliar e controlar os processos produtivos utilizados que colocam em risco a sa√ļde e integridade do colaborador em seu ambiente de trabalho.

E para que isso aconte√ßa, o papel do higienista ocupacional √© muito importante. Os higienistas ocupacionais est√£o empenhados em proteger a sa√ļde e a seguran√ßa dos trabalhadores nas ind√ļstrias e qualquer outro ambiente ocupacional. Esses profissionais mant√™m os trabalhadores e at√© mesmo as comunidades que vivem nas redondezas mais saud√°veis e seguros. √Č fun√ß√£o dos higienistas tamb√©m garantir o cumprimento das leis e regulamentos no ambiente de trabalho.

Quais s√£o os agentes de risco para a empresa?

Uma quest√£o essencial na hora de pensar a sa√ļde dos trabalhadores, √© perceber os riscos aos quais eles est√£o expostos no local de trabalho. Para que isso ocorra de forma eficiente, existem classifica√ß√Ķes que definem quais os tipos de risco poss√≠veis de serem encontrados no ambiente laboral. A seguir listamos os principais deles. Confira!

  • Risco F√≠sico: Exposi√ß√£o a ru√≠dos, vibra√ß√Ķes, press√Ķes excessivas, temperaturas altas ou baixas, radia√ß√Ķes ou umidade;
  • Risco Qu√≠mico: Exposi√ß√£o por gases, vapores, fumos, n√©voas, neblinas e demais subst√Ęncias puras ou compostas que podem entrar em contato com o organismo por diversas vias (cut√Ęnea, respirat√≥ria etc.);
  • Risco Biol√≥gico: Muito presente em ambientes de trabalho da √°rea da sa√ļde, os riscos biol√≥gicos consistem em bact√©rias, fungos, parasitas, v√≠rus e protozo√°rios que podem entrar em contato com o trabalhador, infectando-o.

Quais os fundamentos da Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional ou do trabalho como também é conhecida, visa a prevenção de riscos e doenças ocupacionais. Para que este trabalho seja realizado de forma eficaz e assertiva, ele é dividido em algumas etapas. Veja abaixo quais são elas:

Antecipação de riscos

A primeira etapa é focada em analisar e avaliar os prováveis riscos. Feito isso, é possível tomar medidas de prevenção antes que algum procedimento industrial seja colocado em prática ou alterado.

Reconhecimento de riscos

J√° nessa fase come√ßa a avalia√ß√£o qualitativa. Esta √© focada na identifica√ß√£o dos agentes que estejam no ambiente de trabalho e que venham a prejudicar a sa√ļde e integridade dos profissionais que ali atuam.

Um dos pontos importantes dessa fase é a realização de um estudo sobre as matérias primas, produtos, processos habituais, locais de trabalhos e equipamentos, a fim de conseguir uma avaliação mais fundamentada na realidade da empresa.

Avaliação de riscos

Na avalia√ß√£o quantitativa dos riscos, o objetivo √© considerar os limites de toler√Ęncia, estabelecidos pela legisla√ß√£o brasileira ou internacional. Nesse caso o limite de toler√Ęncia est√° relacionado aos n√≠veis de concentra√ß√£o ou intensidade, de acordo com a natureza e o tempo que o trabalhador est√° exposto ao agente, que n√£o cause dano √† sua sa√ļde durante seu trabalho.

Controle de riscos

A quarta e √ļltima fase est√° vinculada √† elimina√ß√£o ou diminui√ß√£o dos riscos ocupacionais no ambiente que foram reconhecidos e avaliados nas fases anteriores.

Solu√ß√Ķes em Higiene Ocupacional

O local de trabalho pode ser fonte de risco através de agentes ambientais. Por isso, com base nos resultados dos testes, fornecemos um plano sustentável para solucionar os problemas que encontramos em seu ambiente de trabalho.

  • Assessoria Completa em Higiene Ocupacional;
  • Levantamentos dos Riscos Ocupacionais;
  • Estrat√©gia e plano de Amostragem;
  • Caracteriza√ß√£o b√°sica;
  • Relatorios T√©cnicos dos Riscos Ocupacionais Fisicos e Quimicos;
  • LTCAT : Laudo T√©cnico de Condi√ß√Ķes do Ambiente de Trabalho;
  • LI: Laudo de Insalubridade;
  • LP: Laudo de Periculosidade;
  • APRHO Avalia√ß√£o Preliminar de Riscos para Higiene Ocupacional;
  • Entre outros.

CONVERSE COM A NOSSA EQUIPE

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar na preven√ß√£o de riscos a vida e a sa√ļde dos trabalhadores da sua empresa.